segunda-feira, 16 de julho de 2012

Felicidade?

O ser humano tem uma eterna busca pela palavra felicidade
Melhor dizendo, pela vivência permanente de "tal" palavra.
E por mais que me lembre de já ter postado um texto parecido
Acho que continua e sempre continuará sendo um tema atual
A busca da felicidade
Parando para analisar, tem de se separar essa busca em dois pontos de vista.
A felicidade concreta e vivencial, diária e ininterrupta.
E a felicidade abstrata, também concreta, porém, feita de momentos.
Qual das duas é realmente a verdadeira?
Em qual das duas o ser humano deve crer e correr atrás?
Ao longo de minha vida, tenho levado a crer que a segunda opção é a correta.
Ou ao menos, a menos dolorosa.
Citando um exemplo, acontecendo ao acaso neste exato momento.
Me é possível sentir uma profunda melancolia, e ao mesmo tempo...
Uma felicidade, não daquelas latentes, eufóricas, mas uma amena e tranquila.
Sim, neste momento julgo estar feliz, mesmo me sentindo só.
Só... Não sozinho, o que é uma diferença gritante.
Voltando ao pensamento, podemos estar felizes em diversos momentos da vida.
Passando ou não por dificuldades
Rodeado de pessoas, ou completamente sozinhos.
Não acredito em absoluto na felicidade sem interrupções
Em uma felicidade em que qualquer momento de tristeza seja um fracasso total
Não, não poderia ser assim, caso contrário, a infelicidade seria sempre uma ganhadora arrogante.
Outro exemplo de minha teoria
Ao relembrar entes que se foram, seria quase que certo uma onda de tristeza.
Mas não, mais uma vez a felicidade se faz presente.
Claro, se tiver um certo ponto de maturidade emocional e vivencial.
Trocando em miúdos, seria tudo uma questão de você estar "ligado".
Teremos SIM, momentos tristes... Mas que não passem de momentos então.
Não podemos controlar as pessoas e os acontecimentos à nossa volta
Mas podemos sempre aprender o que fazermos com o que sentimos
Se vamos nos abater ou não diante de algo
Se vamos mergulhar em uma profunda maré de melancolia
Ou se vamos apenas senti-la como uma marola
Enfim, a felicidade está aí, para ser sentida.
E não para ser vivida a cada segundo de sua vida
E devemos desfrutar e maximizar esses momentos felizes
Para que sejam tão mais importantes
Que quando vierem os tristes, passem quase que desapercebidos.

Nenhum comentário: