segunda-feira, 16 de março de 2009

Palavras soltas........

Eu penso muito na vida
Em como fazer
Como agir
Fico pensando, tentando entender o ser humano.
E que tarefa difícil essa
É bem mais fácil aceitar um gesto de carinho
A um gesto ofensivo, maldoso ou algo assim.
E por que?
Sei lá, acho que isso é vida.
Infelizmente por um lado
É tão fácil admirar uma pessoa boa
Suas qualidades lindas
Pois existem também as qualidades feias
É correto dizer que amor, generosidade, bondade; são qualidades.
Assim como é certo dizer que também são qualidades
O ódio, o egoísmo, a inveja.
São qualidades distorcidas?
Talvez sim, talvez não.
Prefiro pensar que são sentimentos adormecidos
Que não foram reavivados, para assim se tornarem seus opostos.
O fato é que o ser humano "é assim".
Acho que ficar tentando entender a ruindade humana
É o melhor caminho para eu parar minha evolução
Pois simplesmente nunca iria achar resposta
Não sou obrigado a entender a ruindade humana
Nem aceitar ou me conformar
Apenas posso saber que ela existe
E sempre me afastar dela, de pessoas assim.
Preciso aprender a parar de REAGIR
Uma certa pessoa me disse isso uma vez
O certo seria eu apenas AGIR, sempre.
O mundo merece o melhor de mim
Mas acima de tudo, EU me mereço.
Não dá pra mudar as pessoas
Elas não mudam
Melhoram ou pioram, e ponto.
É preciso entender que há fatores que influenciam
Há pessoas que nos jogam pra cima ou nos afundam de vez
É preciso aceitar que há pessoas boas que fazem coisas más
Por influência externa de quaisquer que sejam os pontos de partida
Mas é de fundamental importância
Aceitar que há pessoas más, por pura vontade, pessoas que escolhem seu caminho "negro".
E que no mundo delas, são felizes.
Ah, felicidade, seria bom se todos soubessem o que é essa palavra.
Precisamos prestar atenção no aqui e no agora
Admirar os detalhes...
Pois é aí que está contida a vida, no detalhe.
Às vezes me vem uma dor no peito
Uma agonia não sei de onde
Aí eu paro e penso, em tudo e todos.
Me dói muito, machuca, fere.
Mas e daí?
Todos nós temos a cura dentro de nós mesmos
É normal que eu sinta raiva, tristeza.
Mas eu paro e penso
Estes sentimentos estão vindo de dentro
Estavam lá, como uma semente, e algum fator externo os regou, os acendeu.
Pois então também está dentro de mim a cura
Tento entender o que estou sentindo, aceitar, prestar atenção.
Aí então, isso vai sendo contido, sem explicação.
Acho que a melhor forma de nos curar
É aceitar o que sentimos, entender, e fazer algo para transformar.
É a velha história
Transforme ódio em amor etc e tal
Hoje estou aqui, digitando sem parar.
Sem saber nem ao certo o que estou digitando
E nem ao menos o porque de estar
Mas cá estou, expondo meus pensamentos a vocês.
Espero que de alguma forma, isso ajude não só a mim.
Por fim, acho o ser humano fantástico.
Temos o poder de criar e de destruir, dependendo apenas de uma única decisão.
Que pode levar apenas frações de segundos
Podemos salvar ou matar alguém em milésimos
Podemos sentir tantas coisas em anos, meses, dias, horas, minutos e por aí vai.
Fascinante, essa é a palava certa.
A vida por si só é de um fascínio tremendo
E pretendo viver a minha assim
A cada dia me surpreendendo mais
Com o bem e com o mal
Eternamente aprendendo
Sentindo, vivendo.

Nenhum comentário: