quarta-feira, 25 de março de 2009

Mais uma mini-biografia...

Bom, dando continuidade à biografia, ou melhor, o resumo das mesmas, sobre a vida dos grandes magistas da humanidade; hoje será a vez de Roger Bacon.


ROGER BACON

Nasceu na Inglaterra em 1.214. Era astrólogo, químico, físico, matemático e alquimista. Acreditava e cultivava experimentos sobre a pedra filosofal.

Em seu tratado Admirável Força da Arte e da Natureza, faz algumas indicações sobre a pólvora e prediz o emprego do vapor como força propulsora; descreve também a hidráulica e o sino para mergulhadores. Por sua grande inteligência, recebeu o título de Doctor Admirabile; fez notáveis descobertas nas ciências físico-químicas, como as propriedades de vários sais, a ação das lentes e dos cristais convexos, as lentes cromáticas. Escreveu também algumas obras sobre alquimia.

Chegou a mencionar em seus livros sobre um tipo de fogo inextinguível, preparado artificialmente, indicando que conhecia alguma coisa sobre o fósforo. Tinha noção da rarefação do ar e da estrutura da bomba de ar.

Auxiliou na correção do Calendário Juliano, e aproximou-se dos princípios que permitiram a confecção de óculos e telescópios.

Estudou em Oxford e Montpelier. Foi professor de Filosofia na Universidade de Paris e membro do Brazen-Nose College, em Oxford, no ano de 1.226, sendo o orgulho da época em que viveu. Escreveu muitos tratados, nos quais mostra como metais imperfeitos podem ser transformados em metais perfeitos.

Em 1.250, abandonou a cadeira para tornar-se monge da Ordem de São Francisco de Assis. Buscava uma vida tranquila, na qual pudesse contemplar o mundo e absorver a verdade. Foi em meio à ordem que frequentava que sofreu sua pena. Os franciscanos não toleraram seus frequentes questionamentos e suas experiências e, após uma série de advertências, resolveram encarcerá-lo. No entanto, ele gozava da simpatia do Papa Clemente IV, que ordenou que fosse solto. Mas em 1.282, após a morte do Papa, seus escritos foram condenados e ele novamente foi preso por um período de dez anos. Depois de solto, morreu após dois anos, em 1.294. Entretanto, no cárcere, sua vida foi rica em questionamentos íntimos.

Escreveu várias obras, entre as quais o livro Opus Magus, que ficou perdido por cerca de 450 anos, e foi encontrado e publicado em 1.733. Sua obra alquímica foi reunida no século XVII com o nome Tesouro Químico de Roger Bacon, e era composta dos seguintes livros: Alquimia Maior, O Espelho da Alquimia, Sobre o Leão Verde, Breviário do Dom de Deus, Os Segredos dos Segredos, além de outras anotações.

Nenhum comentário: