quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Talismã X Amuleto

Bem meus queridos e minhas querida, hoje vou falar um pouco sobre Talismãs e Amuletos, um pouco sobre o significado, as diferenças, os resultados etc...
Espero que curtam ^^'

Bem, comecemos pela etimologia das palavras:

Amuleto - do latim amoliri = afastar. (Significado de defesa dos males que ameaçam o homem)

Talismã - do grego telesmena = coisa consagrada. (Objeto preparado para atrair determinada influência benéfica)

A diferença está no fato de que, enquanto o amuleto é tido somente como um defensor dos males e desventuras, o talismã é, ao mesmo tempo, ambas as coisas, tipo, é um propiciador de bem e de felicidade.

O amuleto é um objeto natural, por exemplo: ferradura de cavalo, chifre, prego, botão etc.; não é uma coisa que tenha que ser preparada e/ou consagrada.
São feitos de vários tipos de materiais, uns mais comuns, outros mais preciosos: osso, metal, madrepérola, cobre, madeira, prata, platina, ouro, imã, jade, âmbar, alpaca, marfim, rubi, ferro, aço, pedra, metal etc...
Existem os mais comuns como por exemplo os pingentes de metal.
Existem os objetos que representam um detalhe anatômico de animais, como por exemplo: ossos, penas etc...
Se um objeto desse tipo for encontrado casualmente, acredita-se que seja ainda mais favorável.

O talismã tem uma utilização pessoal, mas não precisa ser necessariamente carregado sempre, como o amuleto.

Tanto o amuleto quanto o talismã, não terão efeito se a pessoa que o carregar, fizer, e/ou utilizar, não estiver confiante, com fé, e magentizar o mesmo com esta energia vibrante e positiva.


Um exemplo muito bom sobre este assunto é a MEDALHA DE SÃO BENTO.

O fundador dos Beneditinos tinha profunda veneração pela Cruz, símbolo altíssimo de libertação; em sua lembrança cunhou-se uma medalha que traz as letras misteriosas do alfabeto; estas referem-se a frases utilizadas para a luta contra as potências ocultas.
De um lado detsa medalha, aparece São Bento em pé, com uma cruz na mão direita e o livro das regras na esquerda. Ao lado está escrito: Crux Sancti Patris Benedicti (Cruz do Santo Pai Bento).
Ao redor de toa a circunferência está escrito: Eius in obitu nostro praesentia muniamur (Que possamos ser protegidos em morte por sua presença). Do outro lado da medalha, nota-se representada uma grande cruz. Nos espaços aos quatro lados, fechadas em quatro pequenos círculos, as letras: C.S.P.B. (Crux Sancti Patris Benedicti).
No braço perpendicular da cruz lê-se: C.S.S.M.L. ("Cruz Santa seja a minha luz"). No braço horizontal: N.D.S.M.D. ("Que o dragão não seja o meu guia"). Ao redor, em toda a circunferência, as letras: V.R.S.N.S.M.V. (Vade retro Santana, numquam suade mihi vana; "Afasta-te, Satánas, não me tentes nas coisas vãs".) E ainda as letras: S.M.Q.L.V.B. (Sant mala quae libas, ipse venena bibas; "Nocivas são as coisas que me ofereces, bebe tu mesmo os venenos").

Contam-se maravilhas a respeito dos efeitos prodigiosos desta medalha, mas quem por ela foi beneficiado teve, sem dúvida, uma grande fé. Junto com a força de uma entidade de luz como São Bento, a fé produz aquilo que provoca surpresa nos que vêem somente com os olhos da terra.

A oração é essa:        


A Cruz Sagrada seja minha luz,
não seja o dragão meu guia.
Retira-te satanás,
nunca me aconselhes coisas vãs.
É mau o que tu me ofereces.
Bebe tu mesmo o teu veneno.
Bem, pessoas, este assunto (Talismãs e Amuletos) é tão grande que existem uma dúzia de livros enormes sobre "eles"; aqui eu dei uma rápida e leve pincelada, quem quiser saber mais sobre o assunto me avisa por comentário ou outro jeito.
Grande abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

bom dia estou querendo comprar um forte amuleto para o meu pai, então em torno da leitura percebi que o amuleto de São Bento é um forte protetor!
Você acredita que um esperito possa andar com uma pessoa desde que ele nasça, como se fosse passado de geração em geração familiar? mas não é um espirito qualquer, é uma espécie de perceguidor destruidor...