terça-feira, 25 de setembro de 2012

ALMA DO MUNDO

Segundo Jung, todos nós "bebemos" em uma mesma fonte, chamada por ele de "Alma do Mundo".
Jung costumava classificar o progresso individual em 4 etapas:

- Persona;
- Sombra;
- Alma;
- Velho Sábio;

***Persona***

É a máscara que usamos todos os dias, fingindo ser quem somos. Acreditamos que o mundo depende de nós, que somos ótimos pais, e nossos filhos não nos compreendem, que os patrões são injustos, que o sonho do ser humano é não trabalhar nunca e passar a vida inteira viajando. Muitas pessoas se dão conta que algo está  errado nesta história: mas, como não querem mudar nada, terminam afastando rapidamente o assunto de suas cabeças. Algumas procuram entender o que está errado, e terminam encontrando a Sombra.

***Sombra***

É o nosso lado negro, que dita como devemos agir e nos comportar. Quando tentamos nos livrar da Persona, acendemos uma luz dentro de nós, e vemos as teias de aranha, a covardia, a mesquinhez. A Sombra está ali para impedir nosso progresso - e geralmente consegue, voltamos correndo para ser quem éramos antes de duvidar. Entretanto, alguns sobrevivem a este embate com suas teias de aranha, dizendo: "sim, tenho uma série de defeitos, mas sou digno, e quero ir adiante".
Neste momento, a Sombra desaparece, e entramos em contato com a Alma.

***Alma***

Por alma, Jung não está definindo nada religioso; fala de uma volta a tal "Alma do Mundo", fonte do conhecimento. Os instintos começam a se tornar mais aguçados, as emoções são radicais, os sinais da vida são mais importantes que a lógica, a percepção da realidade já não é tão rígida. Começamos a lidar com coisas com as quais não estamos acostumados, passamos a reagir de maneira inesperada para nós mesmos.
E descobrimos que, se conseguirmos canalizar todo esse jorro de energia contínua, vamos organizá-lo em um centro muito sólido, que Jung chama de ***Velho Sábio*** para os homens, ou a "Grande Mãe" para as mulheres.

Permitir essa manifestação é algo perigoso. Geralmente, quem chega ali tem a tendência a considerar-se santo, domador de espíritos, profeta. É preciso muita maturidade para entrar em contato com esse tipo de energia ou descoberta.



Basicamente a civilização passa por isso, em sua tentativa de adaptar-se às mudanças, entra em contato com a Sombra - vemos s grandes manifestações de massa, em que a energia coletiva pode ser manipulada tanto para o bem como para o mal. De repente, por alguma razão, a Persona ou a Sombra já não satisfazem os seres humanos - e é chegado o momento de um salto, quando há uma conexão inconsciente com a Alma. Novos valores começam então a surgir, até que se chegue ou não ao Velho Sábio.


(Parte do texto extraído do livro "A Bruxa de Porto Bello  - Paulo Coelho)




 



Nenhum comentário: