quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mais um grande magista...

Continuando as biografias.....



AGRIPPA

Heinrich Cornelius Agrippa nasceu em Colônia, em 14 de setembro de 1486. Descendia de uma nobre e antiga família de Nettesheim, Bélgica.

Desde cedo, dedicou-se ao serviço do imperador Maximiliano, seguindo os passos de seus antepassados, que durante muitas gerações serviram aos príncipes da Áustria. Seu primeiro emprego foi de secretário, mas como era também qualificado para a espada tanto quanto para a pena, tornou-se soldado, servindo ao imperador durante sete ano, no seu exército da Itália, sendo consagrado cavaleiro.

Graduou-se em Direito e Medicina. De extraordinária inteligência e enormes talentos naturais, obteve grande conhecimento em quase todas as artes e ciências, como a Astrologia, Filosofia, História e Matemática.

Era devotado pesquisador dos segredos da natureza, e cedo empreendeu a busca da pedra filosofal. Foi aluno de Trithemius, que escreveu sobre a natureza, o mistério e as funções das inteligências e dos espíritos.

Por causa de seus escritos, Agrippa atraiu a cólera do clero papal, pois os monges acusavam de heresia tudo o que não entendiam.

Ensinou Teologia em público em Pávia e Turim, deu também conferências sobre Hermes Trismegisto. Entre seus escritos, os mais importantes e contestados foram os tratados, como o da Futilidade das Ciências e Filosofia Oculta.

Morreu em Grenoble, na casa pertencente à família de Ferrand, procurador-geral da província de Dauphiny. Foi enterrado em um convento dos dominicanos.

Nenhum comentário: